7 Dicas úteis de como montar um negócio de sucesso

7 Dicas úteis de como montar um negócio de sucesso

 

No mundo do empreendedorismo o caminho para o sucesso está repleto de desafios, sendo que somente quem consegue enxergar as oportunidades por detrás desses problemas e tem a ousadia de ir contra os desafios, é que consegue ter êxito nessa caminhada.

Pensando justamente nisso, este post foi concebido com dicas para ajudar você empreendedor(a) a montar um negócio que prospere e seja mais um caso de sucesso.

“Então, não deixe de conferir dicas úteis de como montar um negócio de sucesso, já nos próximos tópicos”

#1. Conheça o seu público-alvo

Talvez essa seja uma medida bem óbvia, pois não há como começar um negócio sem saber para quem pretendemos vender o nosso produto ou serviço, não é mesmo?

Mas por mais incrível que pareça, existe muito negócio por aí que é botado em prática sem uma definição exata do perfil do cliente, o que acaba por influenciar negativamente nas soluções propostas pelo empreendimento.

Agora, quando há uma definição exata do futuro cliente, os produtos ou serviços da empresa atendem com perfeição a demanda do público.

Por exemplo, imaginemos que a Maria pretende criar um salão, e na fase de avaliação do seu público-alvo, ela observou que a sua futura clientela sofre de problemas capilares.

Com essa informação, a empreendedora em questão poderia focar em como acabar com a queda de cabelo, disponibilizando serviços e produtos que resolvam esse problema, pois isso é justamente o que o seu público precisa.

Além disso, o estudo do público-alvo também poderia ajudar a Maria na definição do preço dos seus produtos e na criação de estratégias de crescimento para a sua empresa.

 

#2. Inove

Se você é uma pessoa que fica atenta ao mundo dos negócios, com certeza já deve ter ouvido em algum lugar que a inovação é crucial para o sucesso de um negócio.

E na verdade isso faz todo o sentido, pois com a concorrência renhida, não adiante chegar com mais um produto ou serviço, é preciso acrescentar algo de especial a sua marca, um aperitivo que dê um aspecto único aos seus produtos.

Um exemplo de empresas que inovam, é a Uber e a Nubank, que investem no capital humano para potencializar as suas linhas de atendimento e dar um suporte de ponta aos seus clientes.

 

#3. Aprenda com quem já é profissional da área

Pense comigo, faz algum sentido seguir por um caminho perigoso e sem nenhuma sinalização enquanto há quem já tem um mapa bem sinalizado da trajetória? Convenhamos que isso não faz nenhum sentido.

Por isso, para que você aumente as chances de sucesso, não tenha medo de pedir umas dicas e conselhos a quem já tem um negócio estabelecido na mesma área de atuação que a sua, pois desse jeito você evitará cometer os mesmos erros cometidos por essa pessoa na hora de decidir o futuro do seu negócio.

 

#4. Não descarte os pontos de vista de terceiros

Apesar da empolgação de um novo negócio dar a sensação de autonomia e segurança, é importante não tampar os olhos para os pontos de vista, pois a diversidade de opiniões é parte fundamental no desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras.

Por isso, se alguém aparecer com um ponto de vista em relação a sua ideia de negócio, análise em conjunto e veja se dá para considerar essa opinião na hora de fazer o seu planejamento.

 

#5. Busque por capacitação na sua área

A capacitação deve fazer parte dos planos de qualquer empreendedor, pois quanto mais conhecimento você tiver, maior serão as chances de convencer um possível investidor na apresentação do seu projeto.

Além do mais, com as plataformas online que fornecem cursos gratuitamente, o processo de capacitação fica bem simplificado e barato.

 

#6. Faça Um Planejamento

Uma pesquisa recente do SEBRAE aponta que 27% das empresas vão a falência até o final do 1° ano de atividade, sendo que o principal fator por detrás desta mortalidade das firmas, é a falta de um plano de negócios.

Por isso, evite estar nesse grupo de empreendimentos e faça o seu plano de negócios antes de colocar a empresa em atividade. No planejamento procure definir as suas metas, a missão e os valores da empresa.

 

#7. Use e abuse da tecnologia

A eficiência no dia a dia de uma empresa é crucial para o seu bom funcionamento, sendo assim, contar com softwares de gestão com a capacidade de controlar a área financeira e gerir o estoque da empresa, é mais do que necessário.

Também aplique os meios disponibilizados pela tecnologia para melhor o suporte ao cliente, como é o caso de sistemas automatizados de atendimento.

O marketing da empresa também pode ser beneficiado bastante pela tecnologia, ou melhor, pelas mídias digitais, pois com a quantidade insana de brasileiros que acessam a internet, a propaganda nesse meio atualmente tem mais força do que a publicidade feita na rádio ou televisão.

Por isso, há necessidade de investir num plano de gestão de mídias digitais, para que além de servir como uma ferramenta de propaganda, esse meio também ajude a firma a conhecer melhor o seu cliente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *